terça-feira, 8 de junho de 2010

100 Anos do Teatro José de Alencar Leva Grandes Apresentaçoes aos Cearenses

O Teatro José de Alencar completa 100 anos de idade em 2010.Um dos mais tradicionais espaços da cultura brasileira, o teatro leva o nome do renomado escritor cearense, autor de obras reconhecidas internacionalmente como Iracema. Para trazer o publico cearense a se familiriarizar ainda mais com o esse espaço, muitos espetaculos estarão em cartaz no mês de junho, e o que é melhor, entrada com preços especias do dia 07 a 15 de junho.





A abertura de portas na véspera do Dia de Reis remete às tradições populares dos festejos de rua, terreiro e alpendre; usa e ocupa de modos múltiplos os espaços do TJA – da calçada ao chamado palco principal; convoca públicos diversos; faz uma reverência aos vários mundos que o TJA abriga, com aprendizes e mestres, para além da apartação entre erudito e popular. E faz a primeira apresentação de “Jornada”, composição que o violonista Marco Leonel Fukuda oferece de presente ao TJA centenário.



HISTORIA



A pedra fundamental do prédio que seria o Theatro foi lançada em 1896, no centro da praça Marquês do Herval, hoje praça José de Alencar. Mas o projeto não foi concretizado e dois concursos públicos foram realizados. No entanto, a obra realmente construída pouco tem das linhas apresentadas nos concursos. A idéia de construir um teatro jardim foi concebida através do projeto do capitão Bernardo José de Melo.



Em 1904, na segunda administração de Nogueira Acioli, é oficialmente autorizada a construção do Theatro José de Alencar através da lei 768, de 20 de agosto. Porém, passaram-se ainda quatro anos para as obras começarem, exatamente no dia 06 de junho de 1908, quando toda a estrutura metálica já se encontrava em Fortaleza e foi apresentada em praça pública numa grande exposição. As peças metálicas vieram de Glasgow, na Escócia, importadas pela Casa Boris e fundidas pela Walter Mac Farlane & Companhia.





O Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde. Foi demolido em 1973. Um novo prédio foi incorporado ao Theatro José de Alencar na reforma de 1989 a 1990. Identificado como anexo, o prédio situa-se no lado oeste, logo atrás da antiga sede da Faculdade de Odontologia. Possui 2.600 metros quadrados e dois pavimentos, com acesso independente pela rua 24 de Maio."


Informações: Telefones: (85) 3101.2596 3101.2603




www.secult.ce.gov.br tja@secult.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário